Translate

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Os lírios do campo


Certamente essa foto não é de um lírio do campo, mas ilustra muito bem a mensagem que quero passar.
Tirei essa foto no meio do ano, durante uma viagem a trabalho pela charmosa cidade de Lund, na Suécia. Na ocasião eu fazia o trajeto Hotel/Empresa a pé, e nessa caminhada de cerca de 30 minutos eu sempre fazia questao de passar por dentro do belo e bem cuidado Stadsparken, um lindo parque próximo ao centro de Lund.
A ideia inicial de tirar essa foto foi justamente mostrar essa linda flor, mas confesso que meus conhecimentos botânicos são baixíssimos, nem sei o nome dela (Se alguém quiser complementar essa informação nos comentários será muito bem vindo).
Agora porque postei hoje essa foto que foi tirada em Junho? Foi porque eu estava relendo um trecho de um livro muito bom (A sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han) onde o autor descreve com muita propriedade a importância e profundidade da contemplação, e de como nossa sociedade moderna está adoentada por simplesmente viver processos e passar os dias a fio sem parar para dar-se o luxo da contemplação.
Lembrei-me então dessa foto que eu havia tirado e, para minha surpresa, ao olhar essa foto, pude contemplar apenas alguns pixels luminosos e inodoros na tela do meu celular, e mesmo com essa limitação sensorial eu fiquei encantado pelos detalhes que eu até então não havia observado na foto e ao mesmo tempo chateado por não ter contemplado todos esse detalhes ao vivo, como esse momento merecia.
Ciente de toda essa problemática da sociedade mecanizada, não pude deixar de me lembrar e me encantar outra vez com uma das expressões mais lindas sobre a importância da contemplação, vinda diretamente do mestre Jesus, em um trecho do evangelho de Mateus, capítulo 6, onde ele diz;

“Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.”

Portanto, não seja distraído pela hiperatividade da vida, abra espaço para a restauradora contemplação da natureza, contemple a criação e veja os sinais maravilhosos do Deus que se faz presente também nos mínimos detalhes de sua obra.

Desejo um excelente e contemplativo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!